Investir em redes de proteção para seu apartamento é uma forma de combater qualquer tipo de acidente que possa acontecer, sobretudo se nesse ambiente vivem idosos, menores de idade e animais em lugares considerados altos.

Mas, para além disso, entender a importância das redes para uma casa é considerar pontos que podem ser relevantes em um investimento, que são adquiridos em lojas especializadas, como empresa de divisórias.

No entanto, é necessário considerar que esse tipo de produto não deve ser escolhido sem  a mínima pesquisa, nem pouco conhecimento sobre os materiais, meios de instalação e até mesmo as necessidades de cada ambiente, que diferem a cada tipo de cliente.

Outro ponto é o próprio cuidado da rede de proteção, o que muitas vezes passa despercebido por uma pessoa que acaba de comprar o material pela primeira vez para seu lar.

Neste artigo, vamos apresentar mais sobre a importância da instalação das redes em apartamentos com aluguel de sala de reunião, destacando dicas para escolher a ideal, além de algumas preocupações relevantes para seus donos. Acompanhe a leitura!

Por que as redes de proteção são necessárias?

As redes de proteção são reconhecidas como partes fundamentais em ambientes como casas, apartamentos e espaços comerciais que estão fora do térreo, ou seja, tem uma certa altura.

Para crianças, idosos e até mesmo animais, essas redes atuam como uma segurança necessária, evitando que qualquer um deles possa sofrer algum tipo de acidente.

Geralmente, elas são instaladas em espaços como:

  • Quartos;
  • Lavanderias;
  • Salas
  • Varandas;
  • Banheiros;
  • Cozinhas.

Os locais são sempre janelas ou qualquer tipo de lugar em que haja uma passagem frequente tanto de pessoas como de animais, e que pode levar qualquer um deles à queda.

Essas redes são compostas por materiais resistentes, colocados em uma instalação que conta com o máximo cuidado por parte dos profissionais de instalação, justamente para que não haja nenhum tipo de acidente ou problema em meio a sua utilização.

A principal importância de ter uma rede de proteção em casa ou em um asilo para idosos é reter qualquer tipo de queda, sobretudo se for acidente relacionado à locomoção naquela proximidade, por exemplo, quando estiver sendo realizada a limpeza de uma janela.

No entanto, também é possível afirmar que a rede funciona ainda como uma proteção essencial que impede a entrada de indivíduos ou de animais intrusos no interior da casa.

Por exemplo, pessoas que moram próximas de ruas principais, com as varandas voltadas a esses lugares, podem ter uma maior dificuldade em ficarem tranquilas, em relação à segurança, principalmente se houver a falta de controles de acesso.

O mesmo ocorre em casos onde famílias que moram em espaços de mata, com fácil acesso para animais, como micos e demais macacos, que entram em casa por um instinto natural.

Ao contrário do que muitos pensam, o investimento nas redes de proteção é um ponto importante e altamente benéfico, seguindo uma análise de custo e duração.

Além de fazer com que um espaço possa ficar ainda mais relevante, por exemplo, após a compra, o tempo de duração desse material é alto e a manutenção é mínima ou quase nula, e dessa forma traz apenas ganhos para quem compra essa proteção.

Passo a passo para selecionar a rede ideal

Aqui, vamos pontuar algumas das principais dicas que devem ser consideradas na hora de escolher uma rede para a sua residência.

Afinal, ainda que não pareça, para cada caso existe um tipo de produto ou até mesmo uma forma de instalação. Confira mais a respeito nos tópicos a seguir:

1. Veja se o material é bom

O primeiro ponto de atenção ao pensar na aquisição de uma rede de proteção é entender se o material que a compõe é realmente adequado. Isso porque as redes exibem uma diferença nesse sentido, ainda mais quando se muda de empresa e de local de aplicação.

Por exemplo, é bem comum que para as redes em janelas e varandas sejam utilizados materiais mais resistentes do que aqueles colocados em mezaninos ou dentro de casa.

Tudo é variável, mas é fundamental que você, como consumidor, consiga entender as prioridades de cada local, além da qualidade do produto e serviço que é oferecido por parte da empresa responsável pela instalação abaixo de um toldo para janela de quarto.

2. Reconheça o ambiente de instalação

O local da instalação, como já abordamos, também tem uma plena importância na qualidade de todo o investimento que for feito. 

É interessante que você entenda o espaço onde será colocado e saiba qual o material que será usado, bem como a quantidade.

Esse é o caso de paredões de janelas, onde ao invés de uma rede de proteção para cada uma, seja feita uma extensão que cubra todo o espaço interno.

Além disso, é preciso entender melhor o local da aplicação para que seja providenciado um material próprio para o trabalho do profissional, tendo em vista que alguns espaços com placas de sinalização são mais difíceis de serem alcançados do que outros.

3. Verifique se os ganchos estão bem posicionados

A localização dos ganchos, bem como a sua aplicação, deve ser um ponto relevante no momento de aprovar um trabalho feito por uma empresa de rede de proteção.

São esses os itens que de fato vão segurar a rede, que são necessários na hora de fazer com que a rede proteja as pessoas que vivem naquele apartamento.

O ideal então é saber se os furos dos ganchos estão bem feitos, quando o profissional da montagem ainda estiver em sua residência.

Após esse período, é melhor evitar mexer com qualquer tipo de ferramenta, tendo em vista que pode afrouxar a proteção.

4. Escolha a cor baseado na necessidade

Algo que muitas pessoas não sabem é sobre a variação de cores existentes nas redes de proteção, quase sempre colocadas em tons escuros ou totalmente brancos.

O que pode parecer a mesma coisa exibe diferenças importantes. As cores escuras acabam evitando a visualização da parte externa com clareza, enquanto as claras permitem o contrário em meio a uma arquitetura para escolas.

5. Atenção ao tamanho da trama

A trama pode ser compreendida como o tamanho dos espaços existentes na rede, pequenos buracos que fazem parte da concepção do material. Ainda que possam parecer o mesmo sempre, existem mudanças que diferem de cada tipo de utilização.

Por exemplo, para uma aplicação voltada à proteção de animais no interior de casa, a trama que deve ser utilizada é a menor possível, tendo em vista que eles conseguem passar.

Agora, se o intuito da aplicação for voltada à segurança de moradores daquele espaço ou até em um local de cursos profissionalizantes, o recomendado é uma rede que possa segurar o corpo humano, não atentando para tramas menores, e sim, maiores.

O que mais levar em consideração?

Existem algumas considerações relevantes que devem ser atentadas antes mesmo de você ponderar a compra desse material para a sua casa, por mais que esta seja uma proteção necessária para a sua realidade e vivência.

O primeiro que deve ser providenciado é o fato de que em muitos espaços existem especificações de redes de proteção, como no caso de condomínios residenciais.

Isso porque, nesses espaços, se faz comum uma adequação entre todos os moradores, tanto para tipos de grades em janelas quanto para redes de proteção utilizadas.

No geral, o que ocorre é uma preocupação com a padronização do espaço para todos os residentes, o que influencia na escolha junto com a empresa na hora da montagem. Por isso, antes de comprar o produto e o serviço, tenha certeza do que pode ser feito.

Outra questão é o cuidado com a limpeza desse tipo de produto. Ao contrário de cortinas e outros itens da casa, as redes de proteção não podem ser retiradas para serem lavadas. 

Pelo contrário, o que menos é possível é a locomoção desse item, que no máximo deve ser limpo com produtos menos invasivos e corrosivos, como água e sabão.

Por fim, um quesito relevante neste sentido de cuidados é sobre o tempo de uso, bem como a vivência de animais com a rede, que podem gerar furos e buracos na rede.

O ideal é sempre estar atento a esses eventuais problemas, e ficar na manutenção de erros, o que quase sempre está garantido pela empresa em um período de tempo.

Considerações finais 

As redes de proteção são excelentes investimentos para ambientes com crianças e animais, em especial em apartamentos, visto que promovem uma proteção que evita qualquer tipo de queda de lugares altos.

Além de ser um produto com ótimo custo-benefício, possui alta durabilidade e tem o mínimo de mudanças ao longo do tempo, o que traz comodidade aos seus consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.