Garantir a segurança dos trabalhadores é uma obrigação das empresas, independentemente de seu setor de atuação. Infelizmente, cerca de 350 mil pessoas morrem no mundo todo, vítimas de acidentes de trabalho.
O Brasil é um dos países que mais investem em campanhas de prevenção e, mesmo assim, os índices de acidentes e doenças ocupacionais continuam muito elevados. A construção civil é o setor que mais sofre com esse problema.
Esses acidentes ocorrem, geralmente, por falta de proteção ou conscientização do funcionário, mas existem vários recursos que ajudam a prevenir esse quadro.
A conscientização é o primeiro passo, ou seja, explicar para os profissionais a importância de se proteger, usar os equipamentos necessários e tomar todos os cuidados na execução das tarefas.
Também é de suma importância investir em recursos que vão trazer mais segurança para todos, como no caso das telas de proteção. Elas não servem apenas para as residências, mas também para os espaços de trabalho.
Pensando nisso, este artigo mostrará porque instalar telas de proteção nas empresas, falará sobre a importância de seu uso e explicará um pouco mais sobre a segurança no trabalho.
Por que usar telas de proteção?
As empresas de alguns setores, como no caso das indústrias e da construção civil, estão mais sujeitas aos grandes índices de acidentes de trabalho. Algumas das principais causas são:
- Soterramentos;
- Choque elétrico;
- Acidentes com serras;
- Quedas de grandes alturas.
São situações que geralmente ocasionam a morte do trabalhador, mas que podem ser evitadas com o uso de equipamentos de proteção adequados, como a utilização de redes de proteção do tipo trapézio.
Seja na hora de construir um prédio ou para pendurar um banner loja infantil em alturas elevadas, as plataformas de proteção são rígidas e limitadoras de quedas de altura e projeção de materiais.
Devido à sua rigidez, conseguem limitar a queda, mas não protegem totalmente a integridade física do trabalhador. Essas plataformas também são muito difíceis de montar e desmontar, mas, por outro lado, a rede de proteção é mais flexível.
Além de impedir a queda, evita lesões mais graves para o profissional. Por essa razão, a NR 18 sugere que as plataformas sejam substituídas por outras opções, principalmente pelas redes de proteção tipo trapézio.
Elas atendem todas as exigências relacionadas às medidas, resistências e materiais. A norma também sugere o uso de um sistema limitador de quedas de altura, como um sistema de segurança e salvamento contra quedas que ajuda a tirar o funcionário.
Com isso, um fabricante de caixa de calibração de relés de proteção consegue retirar o colaborador que tenha caído, sem que ele sofra um risco de morte ou ferimentos mais graves.
Importância de usar as telas de proteção
As telas ou redes de proteção são extremamente importantes para os trabalhadores que executam tarefas em locais de risco, como no caso de construções, manutenções em telhados e pontes de viadutos, dentre outros.
Seu uso tem como propósito proteger os trabalhadores contra quedas que podem levar à morte. Afinal, milhares de pessoas morrem todos os anos no mundo todo, vítimas de acidentes de trabalho.
No caso da construção civil, o setor apresenta características próprias e isso dificulta a adoção de soluções padronizadas para proteger o trabalhador durante o desenvolvimento de suas atividades.
Este setor segue rígidos protocolos de segurança que são estabelecidos pela ABNT NR 18, e dentre as principais imposições está a utilização de proteções contra a queda de materiais, detritos, rebocos e trabalhadores.
Ou seja, além de proteger os profissionais, também evita que materiais pesados possam atingir transeuntes e outros trabalhadores que estejam próximos à construção.
Imagine o problema que seria para uma empreiteira se uma ferramenta despencasse de uma altura elevada e atingisse uma pessoa que estivesse passando.
Assim como um fabricante de etiqueta adesiva redonda personalizada precisa se preocupar com o bem-estar de seus funcionários, as empresas de construção civil devem seguir esse mesmo propósito.
As telas são produzidas com materiais de alta densidade e extremamente resistentes contra impactos. Além disso, também contam com proteção UV e são antigranizo, o que aumenta ainda mais sua durabilidade.
A construção civil precisa seguir protocolos de segurança extremamente rigorosos e deve estar atenta a todos os pontos das normas regulamentadoras.
Qualquer empresa que não seguir essas normas, estará sujeita a todas as penalidades previstas em legislação, desde uma simples multa, até sua responsabilização criminal, caso um acidente grave ocorra.
O uso de telas de proteção tipo trapézio é a melhor forma de reduzir os riscos de acidentes de trabalho, trazer mais comodidade aos profissionais, minimizar as perdas e aumentar a produtividade.
Conhecendo mais sobre a segurança do trabalho
Todo tipo de empresa precisa cuidar bem de seus colaboradores, desde uma secretária que se responsabiliza pelo recebimento de correspondência até um profissional que lida diariamente com tarefas arriscadas.
A segurança do trabalho vai muito além de prevenir acidentes, tendo em vista que ela também cuida de documentações, mapas de risco, laudos, programas, rota de fuga, dentre outros.
Trata-se de um setor indispensável para o funcionamento e adequação das companhias e precisa ser seguido e tratado como prioridade.
A segurança do trabalho se responsabiliza por diversos tipos de laudos e documentos, e, sem eles, não é possível estar em dia com a legislação, podendo gerar multas e outros problemas para a corporação.
Os programas de segurança e bem-estar são de responsabilidade desse setor, como no caso do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e Programa de Proteção Respiratória (PPR).
Ao implementar esse setor, uma empresa especializada em projeto de som ambiente residencial deve realizar uma Análise Ergonômica, Avaliação de Posto de Trabalho e emitir laudos de insalubridade e periculosidade.
Porém, tudo isso só é possível por meio da criação e manutenção de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
A partir do momento em que a empresa implementa e investe adequadamente em segurança do trabalho, consegue oferecer uma série de benefícios aos profissionais.
O primeiro, e mais óbvio, é a melhoria da segurança no ambiente profissional, tendo em vista que a segurança do trabalho identifica riscos, analisa o ambiente onde eles costumam aparecer, além de criar planos de prevenção e mitigação dos riscos.
Dentre os mais comuns, estão a altura, incêndios, esforços repetitivos, postura inadequada, choques elétricos, inalação de vapores químicos e a presença de vírus e bactérias.
Se uma empresa de serviços terceirizados se preocupa com a segurança do trabalho, acaba se tornando muito mais organizada. Isso acontece porque para atender certos requisitos, é indispensável organizar processos.
Mais do que isso, é fundamental investir em espaços adequados, restringir, alguns locais garantir fácil acesso a outros, dentre outras ações. É assim que a corporação identifica as situações de risco, elimina as mais graves e reduz o nível de diversas outras.
Sem falar no fato de que mostrar para o trabalhador que a companhia se preocupa com sua segurança é uma forma de melhorar seu desempenho e fazer com que se sinta mais satisfeito com a organização.
Quando existe uma preocupação genuína em manter os ambientes mais seguros e saudáveis, fica muito mais fácil reduzir as taxas de acidentes de trabalho e o surgimento de doenças ocupacionais.
Consequentemente, uma oficina mecânica completa consegue diminuir o número de afastamentos mais longos, que geralmente representam um grande custo.
Isso porque a companhia precisa pagar os salários benefícios para o funcionário normalmente durante catorze dias, além de contratar um substituto para suas funções.
Por fim, mas não menos importante, investir em segurança do trabalho é uma forma de evitar multas e processos trabalhistas, tendo em vista que existem normas regulamentadoras, portarias e instruções que devem ser seguidas.
Elas são tratadas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e garantem a segurança e a saúde dos profissionais.
Em linhas gerais, um fabricante de letra caixa com led interno precisa seguir uma legislação para proteger seus funcionários. Qualquer companhia que não cumpra com as obrigações legais, se sujeita a multas e processos trabalhistas.
A melhor forma de garantir a proteção dos trabalhadores e se preparar para as inspeções realizadas pelo Ministério do Trabalho é investir em segurança do trabalho constantemente.
Considerações finais
As telas de proteção tipo trapézio são usadas, principalmente, na construção civil, mas podem atender a outras demandas, se este for o caso da sua empresa.
Trata-se de uma das principais opções, pois atende a todos os requisitos de segurança do trabalho, um setor que precisa estar presente dentro de todas as organizações.
Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre esse assunto e a importância de garantir um ambiente organizacional seguro, organizado e que realmente se preocupa com a saúde, o bem-estar e a vida dos profissionais.
Comentários