Academia em casa ou atividade ao ar livre? Falaremos dos prós e contras de cada escolha, para que você encontre a melhor maneira de cuidar da sua saúde física e mental.
Todo mundo sabe que para se ter saúde, é preciso exercitar-se. Porém, nem todas as pessoas têm tempo suficiente para irem à academia ou mesmo porque detestam este ambiente. Mas se é possível fazer academia em casa, também é possível fazer academia ao ar livre.
Mas como escolher entre atividades de exercício indoor e outdoor? Qual ambiente oferece mais benefícios? Há um debate em andamento no mundo do fitness sobre onde é melhor se exercitar.
Existem diferenças em como seu ambiente afeta a qualidade do treino e sua saúde mental e física, então vamos dar uma olhada nos prós e contras de cada um.
Prática de exercícios ao ar livre
Pontos positivos:
- Você pode economizar dinheiro ao evitar a mensalidade de uma academia.
- Ao se exercitar ao ar livre, você pode aproveitar a luz do sol, o que é importante para a saúde e aquisição de vitamina D.
- Melhorias do bem-estar mental: Comparando com os exercícios internos, um estudo¹ identificou que ao praticar atividades em um “ambiente mais relaxante e agradável” havia uma associação a “maiores sentimentos de revitalização e engajamento positivo, diminuição da tensão, confusão, raiva e depressão” e mais energia.
- Treinos mais eficazes: corredores ao ar livre tendem a flexionar mais os tornozelos e gastar mais energia quando comparados aos corredores de esteiras. Os ciclistas também queimam mais calorias ao pedalar com suas bicicletas mountain bike ao ar livre.
Pontos negativos:
- Sabe aquelas coisas que você não pode controlar? chuva, granizo, frio congelante, ventos fortes são ocorrências que podem atrapalhá-lo de praticar seus exercícios.
- Sabe-se que algumas regiões do Brasil não oferecem tanta segurança para a prática de exercícios outdoor, isso porque muitos esportistas, como ciclistas e corredores utilizam acessórios esportivos, como tênis para corrida e outros itens que podem ser atrativos para os bandidos. Neste caso, mapeie muito bem o local onde pretende se exercitar e dê preferência para fazer suas atividades em grupo, sempre que possível.
Prática de exercícios em casa
Pontos positivos:
- É conveniente porque você não precisa se deslocar para uma academia.
- Economiza dinheiro porque você não precisa pagar mensalidades.
- Você pode adaptar seu treino às suas próprias necessidades e preferências.
- Possui um ambiente controlado, com ar condicionado (provavelmente) para tornar o ambiente mais confortável.
- Não é necessário se preocupar com chuva, frio ou calor. Se você mora em uma cidade com poucas áreas apropriadas para sua atividade, basta pegar seu tênis para corrida e ir fazer uma esteira, ou sua bicicleta ergométrica horizontal.
- Praticidade, pois como falamos nos contras do exercício ao ar livre, pode ser necessário toda uma alteração no planejamento para ser capaz de encaixar sua atividade em: 1 – local seguro ou atividade em grupo e 2 – momentos onde a previsão do tempo está favorável. Por isso é prático exercitar-se em casa, basta ter um tempinho livre, e aproveitá-lo com sabedoria!
- Finalmente, você pode envolver outros membros da família em sua rotina de exercícios. É bom dar uma pesquisada em qual o melhor ar condicionado, caso você pense em climatizar o local.
Pontos negativos:
Embora existam muitos benefícios em se exercitar em casa, também existem algumas desvantagens em potencial:
- Não ter acesso aos mesmos equipamentos ou instalações que encontraria em uma academia. Isso pode dificultar a obtenção de um treino completo.
- Ter uma “academia em casa” não é bem sinônimo de pagar mensalidades, mas é, na grande maioria das vezes, importante fazer investimento em alguns equipamentos. Dependendo da atividade que você pretende fazer, essa lista pode incluir acessórios mais baratos como pesos, caneleiras e colchonetes ou pode incluir itens de maior valor, mas que são um investimento a longo prazo, como bicicletas ergométricas, esteiras etc.
- Você pode não ter a motivação para malhar em casa que teria se estivesse indo à academia. Pode ser fácil se distrair ou simplesmente não se esforçar tanto quando você está se exercitando sozinho.
- Finalmente, você pode perder o aspecto social de se exercitar com os outros. Em uma academia, você pode conhecer novas pessoas e fazer amigos, o que pode tornar o treino mais agradável.
Onde é o melhor lugar para exercitar-se?
Não há uma resposta definitiva para essa pergunta – depende do que você procura em uma rotina de exercícios. Se você gosta de estar ao ar livre e tomar ar fresco, exercitar-se em um parque ou outro espaço aberto pode ser a melhor opção para você. No entanto, se você preferir a conveniência de se exercitar em casa, essa pode ser a melhor escolha.
E quem escolhe se exercitar no quintal ou na varanda não deve esquecer da segurança. Ambientes com telas de proteção instaladas ajudam você contra quedas acidentas ou contra a entrada de bichos.
Em última análise, o melhor lugar para se exercitar é onde você terá maior probabilidade de manter sua rotina e tirar o máximo proveito dela. Seja em ambientes internos ou externos, certifique-se de proteger em primeiro lugar a si próprio e em seguida os seus objetos de valor.
Fontes:
Comentários