Não é apenas a rua que é perigosa para os gatos. Mesmo em casa, surgem todos os tipos de perigos. Este artigo lista as principais fontes de perigo e mostra como deixar sua casa segura para o seu gato.

Diz um velho ditado que os gatos têm sete vidas, mas o melhor é não apostar nisso, garanta a segurança de seu amiguinho é de extrema importância. Apesar da rua ser difícil para os animais, dentro de casa também existem muitos perigos. 

Os gatos são criaturas diferentes por natureza. Os gatinhos, em particular, querem experimentar de tudo, escalar em todos os lugares e morder seu sapato masculino jogado pela casa. Dentro do lar ele não tem sensação de perigo, como teria na rua. 

Felizmente, existem algumas maneiras de deixar seu gato seguro. Leia aqui sobre as fontes de risco mais importantes e como lidar com elas.

Cuidado com as janelas inclinadas

As janelas inclinadas são extremamente perigosas para os gatos. Quando o gato tenta escapar pela janela inclinada, ele pode ficar preso na abertura. Querendo se livrar dessa situação difícil, ele desliza cada vez mais fundo na fresta da janela. 

Isso acarreta o risco de lesões no pescoço e dos órgãos internos, o risco de paraplegia ou até mesmo de morte. Por esse motivo, coloque uma tela de proteção em todas as janelas de sua casa.

Casa segura para gatos: a varanda

Os gatos domésticos gostam muito de desfrutar de uma varanda, onde podem tomar um pouco de ar fresco ou desfrutar do sol.

Embora se diga que os gatos sempre caem sobre os pés e que nada de mal  acontece mesmo que seja de uma grande altura: Infelizmente às vezes os gatos caem da varanda da casa e ficam gravemente feridos.

Se você quer uma casa segura para o seu gato, você também deve cuidar da sua varanda. Portanto, se sua casa tem varanda, você definitivamente precisa de uma rede para gatos para protegê-lo de uma possível queda.

Se estiver morando de aluguel: peça permissão ao seu locador antes de instalar a rede. Já agora, existem soluções para as quais não necessita de fazer furos na parede.

Plantas venenosas

As plantas são uma excelente decoração para a casa e conferem-lhe um ambiente especial. Mas muitas plantas de interior e de varanda são venenosas para os gatos. Isso inclui, por exemplo, plantas populares como Lírio e Espada-de-São-Jorge.

Alguns gatos adoram plantas e, infelizmente, não se limitam a plantas inofensivas. Eles também acabam comendo plantas que são prejudiciais a si – e isso pode ter consequências desastrosas. 

Os sinais de envenenamento por planta podem incluir aumento da salivação, dificuldade em engolir, vômitos ou diarreia. Pupilas dilatadas, tremendo ou cambaleando, podem indicar envenenamento.

Se o seu gato apresentar sintomas de envenenamento, significa que você deve consultar um veterinário imediatamente!

Diga sim para alternativas não tóxicas

Coloque alternativas para seu gato, de modo que ele não seja tentado a comer plantas venenosas. No entanto, é melhor evitar plantas que possam prejudicar seu gato. Uma alternativa inofensiva é, por exemplo, a palmeira Kentia.

Alimentos venenosos

Não são apenas algumas plantas que são venenosas para os gatos. Mesmo os alimentos que podem parecer inofensivos à primeira vista podem ser venenosos.

Os abacates, por exemplo, são considerados muito saudáveis ​​para os humanos, mas são prejudiciais aos gatos. Eles contêm persin, que pode causar falta de ar, inchaço e danos ao músculo cardíaco do gato.

O chocolate é perigoso para cães e gatos. Isso se deve à substância que contém teobromina, que afeta o sistema nervoso e a circulação. Uma possível consequência é, por exemplo, apnéia.

A cebolinha parece grama e, por isso, incentiva alguns gatinhos a comê-la. No entanto, certas substâncias na cebolinha podem danificar os glóbulos vermelhos. Causando anemia, e na pior das hipóteses pode ser fatal para o gato.

Armazene alimentos com segurança

Se você deseja tornar a sua casa segura para o seu gato, não deixe alimentos expostos, como chocolate. É bom colocar todos os alimentos perigosos fora da sua cozinha e não deixar o gato lá sozinho. Se houver sinais de envenenamento, você deve levar seu gato ao veterinário imediatamente.

Cozinha: fogões como fonte de perigo

Se o seu gato lhe faz companhia enquanto você cozinha, tome cuidado para não pular no fogão. Vários gatinhos podem queimar as patinhas em um fogão quente.

Obviamente, um forno quente apresenta o mesmo risco de queimaduras. E mesmo um forno morno, que parece ser um conforto ideal para gatos, infelizmente é muito perigoso. Se você se descuidar e acabar fechando a porta do forno e seu gato permanecer dentro, existe o alto risco de asfixia.

Portanto, após terminar de cozinhar, coloque uma panela com água fria no fogão quente. Além disso, não deixe a porta do forno aberta quando seu gato estiver na cozinha e verifique o forno antes de fechar a porta.

Verifique as máquinas de lavar e secar

Os gatos adoram se esconder. Uma máquina de lavar cheia de roupas é tudo o que ele precisa para se aconchegar – e essa preferência infelizmente pode custar a vida de muitos gatinhos.

Um gato não tem chance de sobreviver em uma máquina de lavar funcionando cheia de água. As secadoras são quase tão perigosas.

Sempre verifique a máquina de lavar e secar antes de ligá-la. Na roupa o gato nem sempre está visível, veja a  seguinte regra: Certifique-se de que o seu gato não está na máquina de lavar, se o vir esgueirando perto do aparelho.

Banheiro: perigo das portas abertas

Os banheiros são especialmente interessantes para alguns gatos – seja porque essa “coisa estranha” é curiosa ou porque eles estão procurando por água.

Uma tampa de vaso aberta, entretanto, pode se tornar uma armadilha mortal. Isso é importante, especialmente para os gatinhos. Um gatinho que cai no vaso não consegue sair sozinho. Ele inevitavelmente se afogará se a ajuda não chegar a tempo.

Sempre mantenha a tampa do vaso sanitário fechada. Peça também a quem for usar o banheiro de sua casa que façam o mesmo.

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.