Instalar rede de proteção já se tornou muito comum em apartamentos mais altos, a fim de proteger crianças e animais contra quedas que podem levar à morte.
As pessoas enxergam o lar o local mais seguro para toda a família, mas se você começar a observar bem a sua casa, vai perceber que existem alguns pontos que não são tão seguros assim.
Entretanto, é muito difícil que eles superem os riscos apresentados por janelas e varandas de apartamentos localizados em andares muito altos. Também é muito difícil encontrar alguém que não se preocupe com esse aspecto.
Infelizmente, crianças e animais não têm todo o discernimento necessário para avaliar os riscos de uma queda. A curiosidade dos pequenos faz com que eles queiram olhar pela janela ou se debruçar na sacada.
Os animais, por sua vez, principalmente os gatos, conseguem alcançar o parapeito com facilidade, o que os expõem a muitos riscos. A boa notícia é que existe uma maneira simples e segura de evitar acidentes: as redes de proteção para gatos.
Neste artigo, vamos falar sobre a importância de seu uso, explicar por que os gatos podem mordê-la e como solucionar esse problema na sua casa.
Importância das redes de proteção
Quando o assunto é a proteção da família de modo geral (o que inclui os animais), não podemos economizar. As redes de proteção, como o próprio nome sugere, são imprescindíveis para evitar quedas de pessoas, animais e objetos.
Em outras palavras, é uma solução desenvolvida para evitar perdas irreparáveis. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é um país com um grande número de acidentes domésticos, trazendo problemas para a qualidade de vida das pessoas.
Felizmente, uma sala planejada grande, assim como qualquer outro tipo de espaço, pode contar com a tela de proteção em suas janelas e varandas.
É sempre muito importante estar atento a todos os riscos dentro de casa, inclusive aqueles que parecem insignificantes. De acordo com o portal Criança Segura, os acidentes domésticos com crianças envolvem quedas e afogamentos.
Além disso, o Datasus aponta que cerca de 607 crianças, entre 0 e 14 anos, morreram por consequência de queda de edifícios e outros tipos de estruturas, gerando uma média de 33,7 mortes por ano.
Mas, todos esses acidentes, inclusive aqueles que envolvem animais, poderiam ser evitados por meio da instalação de rede de proteção. Ela pode ser instalada em diversos tipos de espaços, como:
- Janela de correr;
- Janela de abrir;
- Janela basculante;
- Janela guilhotina;
- Veneziana;
- Sacadas;
- Escadas.
Até mesmo as empresas, como uma gráfica de encarte personalizado, podem instalar as telas de proteção. O produto pode estar presente em piscinas e conta com instalação de estrutura em locais que não apresentam a resistência necessária.
Para quem tem animais de estimação, como no caso dos gatos, existem telas de proteção específicas. Mas independentemente de qual seja a sua necessidade, os produtos usados são feitos com materiais de alta qualidade e resistência.
As telas de proteção são feitas 100% em polietileno virgem, com durabilidade de 10 anos, além de garantia, de acordo com as possibilidades de cada empresa que oferece o produto.
Também são protegidas contra os raios solares e são capazes de resistir até 500 kg por metro quadrado. O usuário, por sua vez, precisa manter a tela de proteção sempre em bom estado de conservação.
Se a sua rede de proteção atual já esteve em contato constante com fatores climáticos, é fundamental testar a eficiência e a resistência das redes, além de se certificar de que elas estão presas corretamente.
Mesmo no caso de produtos com durabilidade de 10 anos, o ideal é que a tela seja trocada a cada 5 anos.
Por que os gatos mordem a rede?
Quem tem animais em casa, precisa pensar em soluções inteligentes, como o piso cimento queimado polido, que é mais resistente.
Esses animais conseguem escalar grandes alturas, por isso, janelas e sacadas representam um grande risco para eles. Algo muito comum de se ver, são gatos deitados em parapeitos de janelas e varandas.
Assim sendo, é fundamental utilizar redes de proteção para evitar quedas e proteger a vida dos animais. Só que um problema muito comum é que os gatos costumam roer as telas, e fazem isso justamente para ir para a rua.
Donos de gatos sabem que precisam evitar que esses animais tenham acesso às ruas, por conta disso, mesmo quem mora em apartamentos e casas térreas acabam investindo em telas de proteção para evitar que os animais saiam.
Eles também gostam de brincar com a rede, utilizando-a como apoio para escalar quando estão correndo. Mas, o atrito dos dentes e unhas com o material podem danificá-lo.
Algumas pessoas investem em varanda gourmet fechada com vidro para evitar esse problema, mas se a solução é inviável e inacessível para você no momento, existem outras maneiras de evitar que o gato roa a tela.
Dicas para evitar que o gato morda a tela
Os gatos podem roer as telas de proteção e danificá-las, mas trocar a rede todas as vezes que isso acontecer, pode sair muito caro e prejudicar as finanças da casa.
A melhor forma de evitar que isso aconteça é utilizando produtos que afastam os animais de locais indesejados. São soluções que não fazem mal para a saúde do pet e nem das pessoas.
Os pet shops vendem essas soluções que devem ser borrifadas ao longo de toda a extensão da rede de proteção, assim como em outros objetos da sua casa que você queira proteger das unhas e dentinhos, como tapetes, poltronas e sofás.
Por exemplo, se você acabou de comprar cortinas de duas cores para sua casa e não quer que seus gatos arranhem os fios, pode borrifar o produto tranquilamente, pois eles não deixam cheiro ou resíduo visual.
No caso das telas de proteção, é fundamental que esse produto seja aplicado logo após a instalação, repetindo os borrifos a cada 15 dias. Faça a mesma coisa em todos os outros objetos que possam apresentar algum risco, como no caso dos fios.
Como escolher uma boa tela de proteção
Agora que você já sabe como evitar que o gato morda a tela de proteção, vamos dar algumas dicas para escolher a melhor rede para o seu lar.
Em primeiro lugar, saiba que existem diferentes tipos de produtos, tendo em vista que a fabricação pode variar no tipo de material e tamanho de abertura.
Os cuidados com o seu pet vão além de uma vacina gripe gato, e a instalação dessas redes é um exemplo disso. Preste atenção quanto ao tamanho da tela para garantir que o animal não escape pelas aberturas.
Os filhotes adoram morder e arranhar as coisas e isso pode estragar a proteção, principalmente se o produto for feito com material de baixa qualidade.
Se o seu gato for muito travesso, o ideal é optar por uma tela com abertura de 3×3 centímetros, pois esse tamanho é suficiente para que ele não consiga passar ou colocar o focinho para morder e rasgar.
Entretanto, a medida mais recomendada para gatos adultos é de 5×5 centímetros, mas somente para animais mais tranquilos e que não têm necessidade de sair de casa.
Assim como os profissionais de limpeza de vidros em altura utilizam materiais de proteção com qualidade, é fundamental que a sua tela siga padrões rigorosos em sua fabricação.
Ela deve ser resistente e ter boa durabilidade, assim sendo, o material mais indicado é o polietileno. O nylon, por sua vez, não é indicado porque não consegue resistir às mordidas.
Ao escolher a empresa que vai instalar sua tela de proteção, certifique-se de que ela segue todas as recomendações da ABNT. O produto também precisa ter o selo de qualidade em Inmetro e a tela deve receber tratamento antioxidante.
Ao fazer todas essas verificações, você garante a durabilidade das fibras que poderão ficar expostas ao sol e à chuva tranquilamente.
Por fim, antes de instalar a tela em uma sala pequena planejada, verifique se o produto é impermeável, pois quanto menos água a fibra absorver, maior será sua resistência e durabilidade.
Considerações finais
Quem tem gato em casa sabe que esse animal costuma ser um pouco agitado e travesso, por isso, precisa viver em um lar seguro e confortável.
Quem mora em apartamento precisa proteger o animal contra quedas, caso contrário, é impossível viver despreocupado com ele. Até mesmo quem mora em casa pode usar esse recurso para evitar que ele tenha acesso à rua.
As telas de proteção garantem todo esse cuidado e com o produto certo, você evita que seu gato destrua a tela, algo que pode significar seu bem-estar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Comentários