Existe uma importância de redes de proteção em casas e apartamentos que deve ser reconhecida por todos os moradores. Ela inclui não apenas uma relevância relacionada à segurança de crianças e animais, mas também previne as inseguranças e acidentes.

Inclusive, é interessante reconhecer um pouco mais sobre esses aspectos antes mesmo de se mudar para um local ou optar pela instalação da rede, tendo em vista que ela é válida como um bom investimento.

Além disso, a tranquilidade é um ponto desejado por muitas pessoas, principalmente na remediação de potenciais acidentes que possam vir a acontecer, muitas vezes deixados de lado e tratados com o mínimo caso, do contrário desejado.

Para isso este artigo vai te ajudar, destacando a relevância das redes de proteção, alguns dos benefícios que ela traz para qualquer espaço e de que forma você pode começar a escolher o melhor modelo para a sua residência. Acompanhe!

A relevância das redes de proteção

As redes de proteção são itens instalados nos espaços de casas e ambientes comerciais, de modo a prevenir acidentes, além de proteger os animais, crianças e qualquer pessoa que venha a se movimentar naquele lugar em específico.

Elas estão quase sempre encontradas em:

  • Varandas;
  • Janelas;
  • Mezaninos;
  • Escadas.

O próprio nome sugere segurança, mas o ideal a ser vinculado à rede de proteção é a remediação de qualquer tipo de acidente que possa vir a acontecer, levando qualquer ser humano e até mesmo objetos, como expositor de acrílico, a uma queda.

Por exemplo, é muito comum que quando uma família se muda para um apartamento, principalmente a partir da vivência de crianças no local, exista a instalação de uma rede de proteção, tendo em vista que o pequeno não entende que é um local para ter cautela.

A instalação pode trazer maior conforto ao momento em que a criança se encosta na janela, e até mesmo um alívio para os pais, que podem ficar mais sossegados.

Já para o caso de animais, principalmente de gatos, acostumados a subir em janelas e outros espaços com facilidade, a proteção vem para prevenir acidentes, assim como para as crianças, mas colocando ainda a relevância de qualquer tipo e eventual fuga.

Inclusive, a proteção agregada com a rede de proteção se estende à forma como vivemos em uma casa, estando sempre em um potencial perigo por conta de incidentes.

É o caso de uma limpeza no interior de um apartamento localizado em um andar alto, onde o morador precisa olhar para as sujeiras das janelas e persianas, de modo a trazer maior conforto e a retirada de qualquer tipo de problema com disco de corte para alumínio.

Mesmo que exista um maior equilíbrio e cuidado por parte de adultos que colocam isso em prática, os imprevistos podem acontecer, causando possíveis quedas e acidentes diversos.

Então, as redes de proteção se tornam de praxe em espaços onde existem trabalhadores, tendo em vista que é uma garantia da segurança daquele profissional, o que consta em diversas leis.

Alguns dos seus benefícios

Como visto até aqui, um dos principais pontos que demonstram a importância da instalação de uma rede de proteção em uma residência é a forma de prevenção a acidentes diversos, principalmente com crianças ou animais.

Ou seja, claramente podemos notar uma relevância de ter uma rede de proteção em casa, garantindo que toda a família e os membros queridos possam estar seguros em espaços mais altos

Ainda assim, é possível ver outros benefícios em adquirir um protocolo de qualificação de instalação de rede de proteção, agregando maior tranquilidade para quem investe, além de uma certeza feita sobre essa escolha.

Abaixo, vamos analisar alguns desses pontos:

1 – Maior durabilidade

Colocar uma rede de proteção em casa é sinônimo de bom investimento. Isso acontece tanto pela qualidade do material que se é trabalhado por grande parte das empresas, que são altamente resistentes, quanto pelo tempo de duração sem demandar manutenção.

Na maioria dos casos é possível encontrar valores excelentes no mercado, o que ainda inclui um bom custo-benefício, ainda mais para quem precisa fazer um aluguel andaime.

Por isso, se você ainda tem dúvidas referentes aos gastos que terá com uma rede de proteção, é vital saber que este será praticamente um pagamento feito apenas uma vez, gerando muitas qualidades para seus usuários, sem dores de cabeça constantes.

2 – Proteção contra invasores

A rede de proteção não é apenas excelente na hora de impedir que pessoas e animais sofram quedas de andares altos, mas também impede que haja uma entrada não autorizada na residência, principalmente quando há o intuito de um assalto.

Assim como uma grade de ferro, geralmente utilizada como proteção para uma casa e de seus itens, como computador novo, uma rede de proteção possui um objetivo similar.

Quando se alia um item ao outro, então é possível alcançar uma maior qualidade de proteção, agregando um tempo maior para tomar providências no caso da sua residência ser invadida, o que também gera dificuldade para quem estiver tentando entrar.

3 – Diminuição da perda de objetos

Esse é um ponto interessante e bem conhecido por aqueles que moram ou possuem um estabelecimento em prédios altos, como um açaí revenda

Ainda que seja sem querer, é possível perder alguns objetos do interior da casa, por exemplo, ao colocar roupa ou louça para secar.

Quando isso acontece em um ambiente que não apresenta rede de proteção, é possível que o item sofra facilmente com uma queda, muitas vezes quebrando e se perdendo.

Já com a proteção adequada, nenhum problema poderá ser visto, a não ser em casos de objetos extremamente pequenos, que podem passar facilmente por meio dos buracos existentes na rede, o que remete a uma atenção redobrada dos moradores.

4 – Idosos também devem ser considerados

Até aqui, falamos o quanto é importante obter uma proteção voltada à segurança de crianças e animais. Porém, é necessário incluir nessa lista a preocupação com idosos, em especial aqueles que passam muito tempo sozinhos ou se movimentam com facilidade.

Em muitos casos de pessoas com idade avançada, existe uma falta de coordenação motora aparente, facilitando quedas, batidas em móveis e até acidentes em janelas.

É importante garantir uma proteção a mais, sempre presente em arquitetura para escolas, podendo deixar a família desse idoso ou idosa mais tranquila em relação à sua movimentação por um espaço, evitando qualquer tipo de acidente que possa ser fatal.

De que forma escolher a rede ideal?

Caso você não saiba, existem diversas especificações próprias para as redes de proteção antes mesmo delas serem instaladas em uma residência, sendo então uma necessidade de conhecimento por parte das pessoas que irão investir.

O primeiro ponto é o tipo de material, que difere a partir do ponto no qual será instalado, e até mesmo do espaço que será coberto por ele no interior da residência.

Por exemplo, em varandas e janelas, geralmente se utiliza um tipo de tela de proteção mais rígida, com material mais duro e que demora a ser deteriorado pelo tempo. 

Isso é necessário justamente pela potencialidade de um acidente dentro de um espaço de massoterapia.

Porém, no interior de uma sala, em um mezanino ou escada, ainda que precise haver essa proteção, na maioria dos casos o material escolhido é um pouco mais maleável.

Essa trata-se de uma realidade justamente pelo fato de que muitas pessoas podem topar e encostar todo o corpo ali, e por isso é necessário um tecido mais flexível. 

Também é importante reconhecer a cor que melhor ornar com o ambiente de casa, estando atento principalmente à necessidade de cada morador.

Por exemplo, para aqueles que não fazem questão de um contato visual adequado com o lado de fora, é possível optar por cores mais escuras do tecido.

Agora, para o caso de moradores que optaram por observar o ambiente externo, principalmente para o contato visual com árvores, montanhas e outros pontos relevantes naquele espaço da cidade, o ideal é escolher uma rede de proteção branca ou transparente.

Por fim, é fundamental considerar a proporção da rede que deve ser utilizada em um ambiente residencial, que pode indicar duas saídas de janelas por meio de uma grande rede, o que, inclusive, facilita a locomoção de animais, como gatos e cães.

Considerações finais 

A rede de proteção para uma casa é uma das maneiras mais adequadas de proteger os moradores de qualquer tipo de acidente, ou até mesmo seus animais de estimação.

Além de ter um bom custo-benefício, as redes de proteção são capazes de trazer uma melhor vantagem sempre que instaladas, contribuindo ainda para a segurança.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.