Se você mora em um apartamento ou sobrado, convive com o risco de uma queda acidental 24h por dia. Para evitar esse tipo de acidente, é fundamental o uso de telas de proteção em apartamentos.
Você pode achar que é algo supérfluo, mas se parar para pensar no tamanho da catástrofe que pode ocorrer, vai ver que o custo benefício supera (e muito) a sua paz de espírito.
O nosso lar é um local sagrado, onde nos sentimos seguros. Então, para que você possa realmente ter essa segurança, as telas de proteção devem estar instaladas em todas as janelas, sacadas e varandas do apartamento.
Tipos de Telas de Proteção
Existem diversos tipos de telas de proteção para apartamentos, que são usadas em diferentes situações. Veja abaixo qual é a melhor para a sua necessidade:
Tela de Proteção para uso externo
Se sua instalação vai pegar sol, chuva ou qualquer outra ação do tempo, então a tela de proteção deve ser a de Polietileno.
Isso porque esse tipo de nylon tem maior resistência, além de receber tratamento antioxidante e UV.
Esse tratamento vai fazer com que esse material dure de 3 a 5 anos sem perder nenhum tipo de resistência. As telas de proteção em polietileno aguentam até 500kgs por metro quadrado.
Isso significa que elas aguentam tranquilamente o peso de um adulto, mesmo que arremessado contra a tela. Por isso esse tipo de material também é o mais indicado para piscinas.
Telas de Proteção para uso interno
Se você vai instalar telas em locais internos, como Escadas, Brinquedos, Guarda-Corpos ou mezaninos, então seu nylon pode ser o de Poliamida.
Ele tem praticamente a mesma resistência ao peso, mas esse material não recebe o tratamento UV.
Com isso, ele retém umidade e suja mais fácil. Mas em compensação, ele é mais barato.
É o mais comum para ser utilizado em playgrounds internos ou empresas que necessitem de redes internas como depósitos ou áreas de movimentação de funcionários ou equipamentos.
Telas Mosquiteiras
Esse tipo de tela não deve ser usada pensando em resistência de atrito. Elas são próprias para o uso contra insetos.
Sua trama é bem pequena, para impedir a entrada de mosquitos. Elas são feitas de plástico reciclado.
Qual o tamanho ideal da trama?
Se você vai colocar uma tela de proteção no seu apartamento pensando em crianças de até 8 anos ou se você tem pets de estimação, a mais recomendada é a trama de 3x3cm.
Esse vão menor vai dificultar a passagem do animalzinho de estimação ou impedir que as crianças coloquem a cabeça por entre o nylon, o que pode gerar problemas.
Se suas crianças e animais de estimação forem maiores, você pode utilizar as telas comuns, que em média tem 5x5cm de espaço de trama.
Existem tramas de 10×10 e 15×15 cm, que são mais utilizadas em construções.
Como limpar minha tela de proteção?
Se você tem telas de proteção no apartamento, deve ter o cuidado correto com a limpeza das mesmas. Se você passar produtos químicos ou abrasivos na tela, pode comprometer sua resistência.
Por isso a limpeza é recomendada apenas com pano úmido ou usando detergente neutro.
Quais as cores das telas de proteção?
Existem diversas cores disponíveis no mercado. Por mais que as telas de proteção fiquem praticamente invisíveis após instaladas, muitas pessoas ou arquitetos se preocupam em escolher uma tela de cor que combine com o ambiente.
Por questões de limpeza, a mais comum é a preta. Mas a branca e a cristal também é muito utilizada.
Em ambientes externos, como quadras poliesportivas ou parquinhos e playgrounds, é comum o uso da cinza ou verde.
Ainda é possível ver telas na cor bege.
Considerações Finais
Nesse artigo você ficou por dentro das principais questões que envolvem as telas de proteção para apartamentos. Se ficou alguma dúvida, chama a gente no zap.
Será um prazer lhe informar. Até a próxima!
Comentários