Ter crianças e animais de estimação em casa às vezes exige um sacrifício à estética, em prol da segurança de todos. É o caso da instalação de rede de proteção na janela. Elas são fundamentais para evitar acidentes quando há risco de queda, mesmo entre adultos.

É importante observar em quais lugares da casa ou do apartamento ela será necessária, como sacadas, varandas, mezaninos, escadas, parapeitos, janelas dos quartos, guarda-corpos de sacadas, cozinhas e salas.

Confira alguns pontos para estar atento na escolha e instalação!

Rede de Proteção Janela

É sempre recomendável instalar redes de proteção quando há risco de quedas altas, principalmente nas janelas e varandas de apartamentos com crianças, idosos e animais.

Dentro de casa, pode ser interessante instalar no peitoril da uma escada, uma solução provisória para garantir a segurança das crianças, que poderá ser retirada com o tempo. Até os 12 anos, todo cuidado é pouco com a proteção contra quedas.

Também é indicada a instalação em ambientes esportivos para evitar acidentes externos com bolas. Vale lembrar que as telas de proteção também protegem o imóvel contra a entrada de pombos, pássaros e morcegos.

Do que são feitas as redes proteção janela?

As telas comuns costumam ser feitas de dois materiais: poliamida (náilon) e polietileno. A primeira se assemelha a um tecido, absorve água e impurezas externas e é pouco resistente ao sol. Por esse motivo, é indicada para ambientes internos, como escadas. Já o segundo material é mais resistente e durável, sendo indicado para varandas e janelas.

Em apartamentos e casas no litoral, também pode surgir uma terceira opção, a de inox, que se mantém conservada apesar da umidade extrema, aumentando a vida útil da tela. De acordo com a Norma Técnica Brasileira (NBR), as telas não podem ser de material reciclável.

Além disso, devem suportar a propagação do fogo, aguentando temperaturas maiores que 50 ºC e com resistência de cargas de pressão longitudinal e transversal de 500 N/malha. O ideal é que tenham tratamento UV e não absorvam água também, principalmente as que tem instalação externa

Como Instalar Rede de Proteção Janela?

Para evitar dores de cabeça, o ideal é contratar empresas especializadas na instalação das redes de proteção. Aqui no Guia de Redes de Proteção você encontra as melhores empresas do segmento de forma rápida e fácil.

O mais importante durante a instalação é tensionar corretamente as tramas para garantir a assistência contra quedas e acidentes. Cada ambiente tem as suas especificações. Os pontos de fixação dos ganchos e buchas sofrem mudanças dependendo do material (estrutura metálica, alvenaria, madeira), porém, a distância de, no máximo 35 cm, deve ser respeitada rigorosamente.

Durante a instalação, quando as janelas permanecerão abertas por muito tempo, crianças e animais não poderão estar próximos desses locais. Depois desse processo é interessante pedir para o profissional fazer um teste e verificar se a rede está bem fixada.

Qual a durabilidade de uma Rede de Proteção Janela?

Quanto menos exposta ao sol, maior será a durabilidade da rede de proteção. Porém, os fabricantes devem assegurar, no mínimo três anos de inflexão, já considerando o desgaste por ações do tempo e do clima. Tomando os devidos cuidados a vida útil pode chegar a oito anos, mas isso dependerá do desgaste do produto e deve ser avaliado sempre por profissionais.

Tratando-se de um item de segurança, achamos interessante trocar assim que acaba a garantia do produto. Na prática, ela dura cinco anos tranquilamente, mas é preciso estar sempre atento ao seu estado. E com segurança, a gente não pode brincar!

Cuidados com a limpeza da Rede

Chuva, sol, poluição… tudo isso com certeza vai sujar a sua rede de proteção janela. Para limpar, basta utilizar sabão ou detergente neutro com um pano úmido. Nunca utilize produtos químicos ou abrasivos e nem remova ou mexa nos ganchos na hora da limpeza, pois isso pode comprometer sua resistência.

Quanto mais escura for sua rede de proteção janela, mais discreta ficará. As pessoas sempre acham que o branco ou o transparente são as opções mais neutras, mas isso nem sempre é verdade. Quando falamos de uma fachada de apartamento, eles se destacam demais e o preto é bem mais discreto. Além disso, as cores mais claras encardem com facilidade.

Vale assinalar que, em geral, condomínios já estabelecem o modelo e cor da rede de proteção a ser instalada. Uma dica para disfarçar redes de proteção superiores, aquelas clássicas para evitar que seu gato fuja, é a utilização de plantas trepadeiras.

Dúvidas sobre Rede de Proteção Janela

Muitas pessoas tem dúvidas simples sobre as redes de proteção janela. Juntamos aqui as mais pesquisadas para auxiliar na sua pesquisa.

Rede de proteção para janela que abre para fora

Em janelas que deslizam horizontalmente a instalação de redes de proteção é simples, mas em janelas basculantes (daquelas que abrem para fora e fecham com uma trava manual) a instalação deve ser feita por dentro, mas a maioria das pessoas não gosta desta solução.

Onde comprar rede de proteção para janela

Aqui no Guia de Redes de Proteção você encontra a maior quantidade de empresas do mercado. Temos parceiros no Brasil inteiro, todos prontos para lhe atender. Basta preencher nosso formulário de contato que diversas empresas vão lhe responder em minutos com um orçamento. Basta escolher o melhor preço e condição de pagamento e fechar negócio. Sem custos adicionais!

Quanto custa colocar rede de proteção na janela

Para instalar redes de proteção em janelas, é fundamental contratar uma empresa especializada, que utilize ganchos de qualidade, redes, fios e cordas certificadas, dentro dos padrões do INMETRO e que ofereçam garantia sobre o serviço contratado.

O preço médio a ser investido na instalação de uma tela de proteção é de R$ 39,90 o m², incluindo a mão de obra e os materiais. Isso, considerando São Paulo e Rio de Janeiro. Os valores podem mudar, de acordo com a sua localidade.

Qual a melhor rede de proteção para janela

As melhores telas de proteção para janelas, varandas, sacadas e piscinas são as de polietileno. Esse material, conhecido como PEAD, é impermeável, tem tratamento UV e é muito resistente. Mas se você deseja instalar uma rede para usar dentro de casa (como em escadas, por exemplo), dê preferência para a de nylon ou polimiada, já que não são impermeáveis e por isso, são bem mais em conta.

Posso deixar meu filho na Janela?

Sim, claro que pode. As redes de proteção são testadas e totalmente seguras após a instalação. Com isso você fica totalmente seguro. Acabou seu medo ou receio de deixar seu filho brincando à vontade, mesmo que as janelas estejam abertas, as telas estarão lá para proteger os pequenos de qualquer tipo de queda acidental.

Você só deve se prevenir na questão de objetos cortantes. Mesmo uma tesoura sem ponta pode fazer criar um buraco na rede, fazendo com que a mesma perca toda a sua resistência. Por isso, retire todo o acesso a objetos cortantes das crianças.

Meu gato pode ficar na janela?

No caso das redes de proteção para gatos, você tem que ficar atento à trama da rede, isso porque se o animal for pequeno, é recomendado que a rede tenha uma trama menor. Normalmente, é instalado as telas de proteção 5x5cm. No caso dos Pets, recomendamos a instalação da tela de proteção 3x3cm, assim dificulta que o bichinho consiga passar por entre os vãos.

Feito essa verificação, você vai poder deixar seu gatinho na janela tranquilamente. Aliás, é o passatempo preferido dos bichanos. Se o seu gato for filhote ou ainda estiver em adaptação com o novo ambiente telado, recomendamos observar o seu comportamento durante um primeiro momento, pois existem animais que podem morder ou tentar cortar as redes com as garras.

 REDES DE PROTEÇÃO NAS JANELAS ASSEGURA

  • 03 a 05 anos de garantia total sobre a tensão de até 500kgs por metro quadrado;
    Material de Qualidade, que não oxida e nem absorve água;
    Produtos de alta resistência, feitos com nylon 100% virgem
    Telas com aditivo Anti UV para maior duração contra os raios ultra violeta
    Rede com aditivo antioxidande, para maior durabilidade.

Além disso, contratando pelo Guia de Redes de Proteção, você garante que a instalação vai ser feita com empresas referências na sua região, todas com profissionais qualificados e com certificação NR35 para fazer as instalações seguindo os padrões ABNT 16046 que é a norma técnica específica para Redes e Telas de Proteção de Janelas.

Posso por telas em qualquer tipo de Janela?

Sim, as Redes de Proteção podem (e devem) ser colocadas em todo tipo de janela, seja ela de alvenaria, de madeira, fixa, basculante, sanfonada, camarão, venezianas, etc. O importante é você garantir que crianças, idosos e animais de estimação ficam seguros no ambiente.

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.