Os gatos são observadores e adoram ver o movimento da rua pelas bordas das janelas. É nesse local que eles respiram ar puro, tomam sol e se distraem. Mas saiba que esse momento de lazer pode levar seu pet de estimação à morte.
O instinto dos gatos é de caçadores e eles não tem muita noção de perigo. Com isso, podem pular e se colocar em risco com a queda de uma grande altitude.
Primeiramente, fique tranquilo pois você pode resolver isso facilmente, com a instalação de telas de proteção para gatos nas janelas e vãos do seu apartamento. Assim você vai evitar que seu bichano sofra qualquer acidente, já que a tela é um item de segurança indispensável para a proteção do seu Pet.
Saiba que a instalação das telas de segurança devem seguir critérios básicos determinados desde a chegada do animalzinho à residência.
Qual a melhor tela de proteção para gatos?
Qualquer proprietário de um gatinho já se perguntou qual é a melhor rede de proteção para gatos. Eles são animais inquietos, aventureiros e que adoram lugares altos e estreitos para andar e se esconder.
Também amam dar uma volta pela vizinhança mas isso nem sempre garante que eles voltem em segurança.
Em alturas elevadas, os gatinhos podem sofrer acidentes fatais e por isso é importante manter ele seguro, instalando telas de proteção que evitem que eles passem pelos vãos, independente da idade do seu animal.
As Redes de Proteção para Gatos precisam ser feitas com matéria prima virgem, portanto não se pode usar material reciclado de acordo com a ABNT, que é o orgão que verifica esse tipo de produto.
Além disso, precisam aguentar tensão (em média 500kgs por metro quadrado) e ter resistência à luz solar (tratamento UV) e ao fogo.
As empresas parceiras do Guia de Redes de Proteção utilizam produtos com essas especificações, para garantir maior resistência e durabilidade.
Os fios são feitos em polietileno trançados e recebem tratamento antioxidante. Com isso, o nylon não absorve água e acaba durando muito mais.
Modelos de telas de proteção para Gatos
Instalar uma tela de proteção para gatos em cada janela do imóvel é a primeira coisa que deve ser colocada como segurança da residência, uma vez que você decida adotar um gatinho.
Existem 2 tipos de telas para gatos: A com trama 3x3cm e a 5x5cm. Essa trama é que determina o tamanho dos “buracos” na tela da janela; os gatos permanecem muito, muito mais seguros quando se tem um desses modelos no local.
Quer conhecer os modelos de redes de proteção para gatos, a diferença entre os tamanhos e qual modelo é mais adequado para sua casa com patas? Continue lendo…
Podemos considerar a malha 10×10 cm como tamanho padrão para adultos e crianças maiores de 10 anos. Para crianças menores, ou pets é recomendado a malha 5×5 ou 3x3cm.
Esse tamanho menor da trama é ideal para proteção dos gatos e demais animais domésticos, dificultando a passagem deles por entre a tela.
Tela de Proteção para Gatos evita acidentes e fugas
Um animal criado de forma doméstica tem uma expectativa de vida maior. Ele vive num ambiente controlado e está menos propenso a se meter em confusão, atropelamento, brigas ou quedas.
Por isso, que desde filhotes, o ideal é manter seu bichinho de estimação com acesso restrito à rua, seja ele esterilizado ou não.
Um gato de rua vive em média 8 anos, enquanto um gato doméstico pode atingir até 16 anos, o dobro dessa idade e muito dessa qualidade de vida se dá por ter o animal longe das ruas.
E a única forma é mantendo seu quintal, janelas, sacadas e demais vãos com redes de proteção instaladas.
Além de inibir a fuga do seu bichinho, as telas também vão ajudar na entrada de outros animais no seu ambiente, como pombos por exemplo, que adoram ração e costumam frequentar ambientes onde vivem outros animais atrás de migalhas de comida.
O valor das redes de proteção para gatos que muitas vezes é negligenciado por muitas pessoas, é muito importante que os felinos tenham uma vida segura em sua casa.
Além dos perigos expostos acima, outra vantagem de ter seu gato em casa é que provavelmente ele terá muito menos riscos de contrair uma doença ou patologia grave, situações comuns infelizmente em animais que vivem ao ar livre.
Podemos afirmar que uma tela de gatos em sua residência é, mais do que qualquer outra coisa, um ato de amor.
Telas de Segurança – Qual a diferença entre as 3×3 e 5×5?
A principal diferença aqui é o tamanho dos furos, o vão por onde o animal pode tentar passar.
A tela 3×3 é chamada tela mínima. Menor que isso, apenas as telas mosquiteiras. O espaço entre elas é de 3cm apenas, o que impossibilita que até um filhote consiga passar pelos vãos.
No modelo 5×5, o espaço entre os nós é de 5x5cm. Se o seu animal já não é mais filhote, com certeza essa já resolve. É importante instalar uma rede de estabilidade para gatos que seja de um material robusto e forte, pois o animal pode tentar morder o nylon.
Se isso acontecer, saiba que existem produtos específicos para afastar o animal, como aqueles que utilizam para adestramento na hora de fazer o pet não fazer xixi fora do local determinado.
Outro fator determinante é a qualidade da instalação. Lembre-se que os gatos são flexíveis e tentam entrar em qualquer vão. Por isso, a tela de proteção precisa ser bem fixa para que não exista pontos frouxos por onde o animal possa tentar passar.
O fator “resistência” também é importante, por isso não recomendamos o uso de telas mosquiteiras para locais com gatos, já que suas garras e dentes ferozes podem facilmente rasgar esse tipo de nylon mais frágil. O polietileno virgem torcido nesse caso é muito mais resistente.
A instalação deve ser feita com buchas e ganchos resistentes, colocados em média à cada 30 ou 35cm de distância. A malha será colocada nesses ganchos que também serão utilizados para esticar uma corda ao redor, que ajudará na fixação da rede.
Qual modelo de tela para gatos é o certo?
Ao escolher a rede de proteção ideal para seu gatinho, você precisa considerar dois fatores: Comportamento e idade do animal.
Se o seu bichinho de estimação tem o hábito de se coçar nos locais ou mastigar superfícies, ele pode querer fazer isso na tela de proteção. Portanto, procure sempre o modelo mais resistente e utilize os produtos vendidos em petshop que possam afastar o animal.
Se o seu gatinho tem hábitos tranquilos, pode até mesmo utilizar a tela mosquiteira, que é bem menos resistente. Para filhotes, ela costuma ser bem recomendada.
Uma vez instalada a tela para gatos, mantenha o pet afastado
Enquanto o profissional estiver fazendo a instalação das telas de proteção, o ideal é manter o bichano longe do local. É importante sempre seja instalado por uma empresa especializada, para que a resistência e qualidade do material possa ser garantida.
Evite ao máximo tentar comprar a rede de proteção e fazer a instalação você mesmo. É muito mais difícil do que parece e com certeza, caso nunca tenha efetuado uma instalação, não vai ficar bem feito.
Caso algo seja feito errado durante a instalação, pode comprometer toda a composição, e com isso com certeza seu gato vai encontrar um vão para passar ou a tela não vai oferecer a resistência necessária para proteger uma criança ou até mesmo um idoso ou adulto de uma queda acidental.
Vale muito mais a pena deixar um profissional fazer isso, seguindo todas as regras de segurança recomendada pelos orgãos competentes e utilizando de todo o seu know how e expertise no assunto.
As empresas parceiras do Guia de Redes de Proteção tem milhares de clientes atendidos e vão utilizar toda essa experiência à seu favor.
Vamos tornar seu lar mais seguro?
Solicite um orçamento de Telas de Proteção para Gatos agora mesmo. O Guia de Redes vai te indicar empresas especialistas e que ficam próximo de você para que seu orçamento tenha o melhor custo-benefício possível!
Seus Pets mais seguros com nossas Telas de Proteção
Muita gente acha que uma tela de proteção para gatos na janela vai tirar a diversão dos bichinhos mas isso não é verdade. O papel dela é proteger o animal.
O seu papel, uma vez que decidiu colocar o acessório de segurança é personalizar o ambiente doméstico para que seu Pet viva de forma feliz e ativa.
Para isso, existem inúmeras opções de arranhadores, suportes de parede ou outros objetos que eles podem escalar, pular e se esconder. Se você já tem o bichano, já deveria ter isso.
Se ainda está pensando em adotar o animal, planeje o ambiente antes da chegada do gatinho. Instale as redes de proteção para gatos e demais brinquedinhos, assim quando o bichinho chegar ele já vai se acostumar e se integrar com o que já existe no ambiente.
A melhor garantia e segurança para o seu Gato
Uma tela de proteção tem em média 3 anos de garantia pelo fabricante. Esse tempo pode ser estendido caso a tela fique em ambientes internos, como escadas por exemplo. Nesse caso, existem empresas que dão até 5 anos de garantia.
Caso a instalação seja feita em janelas, varandas ou quintal e que sofrem desgaste pela ação do tempo (sol, chuva, etc), o ideal é manter o período de 3 anos como garantia.
Se suas telas já tem mais tempo, solicite uma visita técnica aqui no Guia de Redes de Proteção para que uma empresa faça a inspeção e verifique a necessidade de troca.
Se você seguir todas nossas dicas, a esse ponto já sabe qual é a melhor Rede de Proteção para Gatos. Atribuímos grande importância à qualidade dos materiais bem como à correta instalação nas suas janelas, varandas e sacadas quando vamos cadastrar uma empresa como parceira.
Faça uma orçamento agora mesmo e tire as suas dúvidas sobre a proteção do seu lar!
Comentários